Pesquisar

ACIAS – ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE SCHROEDER ALERTA PARA GOLPES

Os empresários e comerciantes devem estar atentos para o golpe da lista telefônica no qual os golpistas ligam simulando a venda de espaço na lista telefônica ou solicitam a atualização cadastral das empresas.

Os golpistas tem por prática comum solicitar os dados do estabelecimento comercial, como nome, endereço e CNPJ, enviam um fax, pedindo a assinatura e devolução do documento para o emitente. Em seguida, o empresário receberá um boleto de cobrança bancária, mesmo sem ter contratado os serviços.

A ACIAS alerta para que os empresários e funcionários tomem cuidado ao passar dados pessoais ou da empresa pelo telefone ou assinem documentos em nome de empresas desconhecidas.

Ressalta-se ainda que, a resolução n° 66 de 9 de novembro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) garante aos assinantes de linha de telefonia fixa o direito à inclusão e divulgação, em listas telefônicas, do nome, telefone e endereço da empresa ou da pessoa física, de forma gratuita.

De igual sorte, alertamos para o golpe do boleto bancário falso, a ACIAS, a Associação Empresarial do Brasil, Órgãos Públicos (Receita Federal e Estadual, Detran, INSS) não encaminham boletos bancários via e-mails sem solicitação da empresa.

Outra prática que estão utilizando é ligar dizendo que é do Fórum de outra cidade e que se não for depositado valor urgentemente, no mesmo dia, geralmente, farão bloqueio de contas, inclusive dos sócios e cônjuges. Importante saber que toda e qualquer ação judicial existe sempre uma citação, ou intimação, por escrito, enviado pelo juiz da comarca, através de correio com Aviso de Recebimento (AR) ou por oficial de Justiça. Nenhum Juiz ou Fórum liga para cobrar.

Desta forma, antes de pagar qualquer boleto bancário, o consumidor deve verificar os dados impressos, como número do banco, se o número do código de barra corresponde ao da parte de cima da fatura, CNPJ da empresa emissora do boleto, data de vencimento do título e se o valor cobrado corresponde ao devido pelo consumidor. Da mesma forma, não se deve fazer qualquer depósito bancário sem se ter a certeza da dívida. Este alerta vale tanto para os boletos impressos pelo consumidor através de sites na internet quanto para os que chegam à residência pelos Correios.

Ressalta-se que não é recomendável abrir anexos ou acessar endereços eletrônicos que são desconhecidos.

Por fim, a ACIAS está disponível para tirar dúvidas, sendo importante fazer contato com a entidade antes de qualquer procedimento.

  

Atenciosamente,

 

ROGÉRIO MALDANER

Presidente da Associação Empresarial

 

de Schroeder Gestão 2015/2018

 

 

pac - programa acias de capacitacoes

                                           

                                                                                                    

 

 

Go to top