Pesquisar

 

25/10/2017 - As principais tendências de RH com a Transformação Digital

Você está por dentro das novas tendências de RH que surgiram com a Transformação Digital? O mundo corporativo está muito interligado com os avanços tecnológicos. Os processos internos e o relacionamento com o cliente sofreram várias mudanças no decorrer dos últimos anos por conta da aceleração provocada pela tecnologia.

O mundo em que vivemos e as nossas experiências estão cada vez mais digitais. De acordo com dados levantados pela Sysorex, já são 11 bilhões de dispositivos conectados à internet e, diariamente, são movimentados 3,7 trilhões de dólares em transações digitais – além disso, 90% de todos os dados armazenados na internet foram criados nos últimos 2 anos.

É claro que essa explosão digital foi responsável por várias transformações no mundo empresarial. De acordo com uma pesquisa realizada pela TNS, 74% dos consumidores brasileiros pesquisam na internet antes de comprar um produto ou serviço. Mas não são apenas os hábitos do consumidor que estão diferentes. Os processos internos das organizações também precisam se adaptar a essa nova realidade.

Veremos, neste artigo, quais são as principais tendências de RH com a Transformação Digital. Confira!

O que é a Transformação Digital?

Da mesma forma que os dispositivos digitais já fazem parte de nossas rotinas, as novas tecnologias também já afetam o desempenho obtido pelas empresas. Transformação Digital é o nome dado à mudança estrutural nas organizações, em que a tecnologia deixou de ter um papel secundário e se tornou protagonista para alcançar melhores resultados.

Não é apenas utilizar algumas ferramentas tecnologias para obter uma vantagem imediata, e sim de uma mudança radical em toda a organização. A tecnologia passa a ter um papel fundamental em todas as operações da empresa – desde as estratégias traçadas pela gerência até o processo de produção e relacionamento com o cliente.

A importância da Transformação Digital para as empresas

Conforme acabamos de ver, a Transformação Digital não afeta apenas uma ou outra área da sua empresa, e sim toda a organização. Como não poderia deixar de ser, o principal objetivo dessas mudanças é otimizar os resultados obtidos: aumentar o número de vendas, a produtividade e a eficiência.

Para que isso seja posto em prática, a Transformação Digital é baseada em três pilares básicos: experiência do cliente, processos operacionais e modelos de negócio. Com base nesses pilares, veremos a importância que essas mudanças podem ter na sua empresa:

  • Aumento da eficiência. A utilização da tecnologia e a automação dos processos provocam um grande aumento da eficiência em todas as atividades desenvolvidas pela sua empresa – o que promove um ganho na produtividade, no clima organizacional e nos resultados obtidos.
  • Integração de toda organização. Ao associar a mudança do mindset da empresa com a integração proporcionada pelas ferramentas digitais, os diversos setores da empresa têm a possibilidade de compreender o valor de todos para o sucesso da organização.
  • Retenção de talentos. A Transformação Digital é responsável por uma grande mudança na forma de trabalho em uma organização e na necessidade de pessoal, o que possibilita que você identifique e retenha talentos que se encaixam com a visão da empresa.
  • Vantagem competitiva. As empresas que se adaptam à Transformação Digital obtêm uma grande vantagem competitiva sobre todos os seus concorrentes que ficarem parados no tempo.
  • Satisfação do cliente. As necessidades do consumidor sofreram alterações que acompanharam a Transformação Digital. Toda a estratégia de venda precisa ser revista e integrada com ferramentas digitais para entregar experiências que satisfaçam o cliente.
  • Visão de futuro. A Transformação Digital já está acontecendo, e a tendência é que várias mudanças continuem acontecendo nos próximos anos. Ao adaptar o seu modelo de negócio a essa realidade, a sua empresa ganhará uma visão de futuro que acompanha essas mudanças.

As principais tendências de RH com a Transformação Digital

Se a Transformação Digital é responsável por mudanças em toda a organização, é claro que podemos observar o surgimento de novas tendências de RH. Esse setor tem um papel fundamental na adaptação de todos os colaboradores às mudanças na mentalidade provocadas pela Transformação Digital e ganha um papel cada vez mais importante no desempenho da organização, contando com autonomia nas tomadas de decisão.

Veremos nos tópicos abaixo quais são as principais tendências de RH com a Transformação Digital:

Parceria com a TI

Uma das grandes tendências de RH e de todo o restante da organização é a integração com a TI – afinal de contas, estamos falando sobre uma Transformação Digital. São as ferramentas digitais que possibilitam que tudo isso aconteça: softwares, armazenamento na nuvem, conectividade, compartilhamento de informações e diversos outros dispositivos.

Se hoje é possível a formação de uma equipe de trabalho em que os membros estão distantes geograficamente, é por conta de ferramentas digitais que possibilitam o trabalho virtual de forma integrada sem perda de comunicação. Além disso, todos eles podem ter o seu trabalho monitorado e realizar registros da sua jornada de trabalho sem estar presentes na sede da empresa.

Gestão do conhecimento

Você já ouviu falar que conhecimento é poder? Uma das novas tendências de RH é levar conhecimento aos colaboradores da organização através de ferramentas digitais. Por conta da frequência com que as informações precisam ser atualizadas, transmitir as novidades para os funcionários de forma manual pode ser bastante ineficiente – e os dados podem se tornar obsoletos em pouco tempo.

Através da tecnologia, é possível atualizar todas as informações em tempo real, promover novas experiências e capacitar os colaboradores de forma prática e eficiente. Além disso, um novo funcionário contratado recentemente pode ter à sua disposição todos os materiais necessários para se integrar à empresa.

Integração digital

Um dos papéis do setor de RH é promover a integração de toda a empresa, melhorando o clima organizacional e promovendo o aumento da produtividade dos funcionários. Com a mudança no modelo de negócio e com a utilização das ferramentas digitais, é possível otimizar a integração dos diferentes setores da empresa – mostrando o papel fundamental que todos exercem para o sucesso do negócio.

Análise do desempenho

A execução de atividades através de ferramentas digitais possibilita o registro e análise do desempenho de cada um dos colaboradores. Isso pode ser aplicado tanto para melhorar o desempenho interno quanto para encontrar e monitorar outros profissionais disponíveis no mercado. Tudo visando as melhores condições para o desenvolvimento da empresa.

Formas flexíveis de trabalho

Se por um lado temos novas tendências de RH, por outro lado também observamos novas tendências em relação às formas de trabalho. É cada vez mais popular o trabalho remoto e as jornadas de trabalho flexíveis. Com o auxílio de ferramentas digitais, isso pode ser facilmente controlado e otimizado para aumentar a produtividade da equipe.

Atração de talentos

O mundo digital possibilita que a sua empresa encontre profissionais que se encaixam perfeitamente na organização através da internet. Em vez de perder tempo analisando centenas de currículos, é você quem pode encontrar os melhores profissionais. Além disso, a tecnologia já permite que os serviços sejam prestados à distância sem perda alguma na qualidade dos resultados.

 

Fontes : http://solucoesfacisc.org.br/blog/2017/07/03/tendencias-de-rh-com-transformacao-digital/?utm_campaign=e-mail_manual_-_outubro_2017&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

pac - programa acias de capacitacoes

                                           

                                                                                                    

 

 

Go to top